domingo, 13 de junho de 2021

PENSAMENTO 32

 MINHA RACIONALIDADE

        Para mim, a razão me proporciona sair do campo do vitimismo e das emoções para o campo da reflexÃo e da ação. Ela me faz analisar com calma as situações e me ajuda a ter mais empatia com o outro.

        No campo das emoções tudo é vivido de maneira mais intensa, na velocidade 8 ou 80, num simples gesto vem textões e dramas. Torna-se até mais cansativo viver sempre na predominância do emocional, pois também te exige mais justificativa, te faz ficar mais insegura, mais dependente do outro, buscando no outro reafirmações de quem você é, além de buscar mais aprovações das pessoas.

        No campo das emoções, os seus resultados são consequências do destino, o amor é vivenciado de modo irresponsável, quase como instintivo, amo porque amo, levando em consideração somente o que sinto, sem levar outros fatores. Os meus atos são realizados em razão do meu estado emocional, se estou bem, realizo, se não estou, não faço nada do meu dia. Acabo vivendo conforme o que a vida me apresenta e minhas escolhas nem sempre  são legítimas se olhar somente a emoção. Há muita impulsividade para falar, agir, reagir.

        Ser mais racional não tira de mim a contemplação das coisas simples, ao contrario, realça elas. Ser racional não me tira a feminilidade, que compreende a minha docilidade,o meu lado carinhoso, o meu autocuidado, o gostar de estar sempre cheirosa, ajeitadinha, e em certos momentos, mostrar fragilidade, ou dependência de algo (essa dependência não é porque eu não sei fazer, mas para o outro se sentir útil e assim eu poder elogiar..rsrs). 

        A racionalidade me faz colocar e usar todo o poder da mulher da melhor maneira para que seja atraente, misteriosa, desafiadora e não tenha ansiedade (fora do normal). 

        A racionalidade me traz o poder de decisão sobre a minha vida: quem eu decido ser, fazer, tratar e me posicionar nas situações e vivências do dia a dia. Além de trazer para mim a responsabilidade dos meus atos, emoções e resultados. Ela me coloca na vida real, analisando as ações das pessoas, sem florear. Observo mais quem são pelas ações do que pelo que fala.

        A racionalidade me traz a sensação de pertencimento de mim mesma. Passamos a vida inteira participando de grupos e tribos, desejando pertencer e buscando aceitação nessas comunidades que esquecemos de nos pertencer, de olhar para dentro de nós, de nos enxergar e analisar os barulhos internos ,as inquietações, os anseios e o que de fato queremos para a nossa vida.

        Ser racional é ter liberdade de ser quem se é, porque antes de tudo se conhece, se percebe, sabe da pessoa singular e extraordinária que habita em mim, com grande potencial para ser o que quiser ser. Me traz a consciência de quem sou e me blinda de comentários ou insinuações venenosas que querem tirar o meu brilho, a minha paz. Isto porque quem é de verdade, respeitando suas vontades e anseios, incomoda quem vive por comodismo, que não teve a coragem de respeitar o que deseja para si, e acaba aceitando qualquer coisa e vivendo de aparências.

        A racionalidade me traz o equilíbrio e uma estabilização das minhas emoções. Há muitos poderes nessa vida que atraem as pessoas: o poder da beleza, do sucesso, do status, do dinheiro, do corpo bem torneado, mas nem nenhum poder é maior do que o poder sobre suas próprias emoções.

        Tantas vezes que me perdi no campo das emoções, que foi a racionalidade que ponderou meus excessos, me trouxe à deriva, quando estava mergulhada e focada nas minhas fragilidades e imperfeições. Como me salvou por diversas vezes!

        A racionalidade evita sofrimentos desnecessários, pois faz você entender as situações de modo mais leve e às vezes buscando evitar desgastes emocionais desnecessários. Então nada que um um FODA-SE, DEIXA PARA LÁ para deixar as coisas como resolvidas!

        Foi pelo olhar da racionalidade que me percebi como a mulher incrível que sou, mesmo com as cobrança que tenho em  mim. Entre benefícios e malefícios da razão ser dominante, eu verifico mais benefícios, pois foi pelo olhar dela que tenho vontade e ação para aprender sobre a vida, para adquirir conhecimento sobre as coisas e ver tudo o que o mundo tem para oferecer.


Nayse Vieira 13/06/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário