AUTO-ESTIMA



Não existe nenhum ser humano que não possua auto-estima, quer seja em nível baixo, quer seja em nível elevado. A auto-estima está ligada a como nós pensamos sobre nós daquilo que nós fazemos ou não, ou daquilo que deixamos que os outros digam sobre nós.

A auto-estima está intrinsecamente ligada ao autoconhecimento. Este se dá pela procura de nos conhecer e perceber quais são os nossos gostos, valores, aquilo que nos faz sorrir, nos faz bem, nos tira o sono, nos arrepia.

O auto-conhecimento é um processo diário e não é diferente com a auto-estima, pois não vivemos sozinhos no mundo, há fatores externos que influencia a nossa maneira de ser e ver o mundo, bem como existem fatores internos que agem como osciladores de auto-estima, como os hormônios e os pensamentos.

Ressalto os nossos pensamentos como o meu outro eu. É com o meu outro "eu" que possuo um diálogo, onde eu posso nutrir tanto o "eu" positivo, como o meu " eu" negativo.

O "eu" positivo é os pensamentos bons, já o "eu" negativo é os pensamentos ruins. Assim, ao dialogar comigo posso me depreciar como me enaltecer.

Então afirmo que o primeiro passo para melhorar a auto-estima é SE CONHECER.

No entanto, você diz: eu me conheço. Sou um ser incapaz de amar e ser amado; um fracassado; um covarde diante da vida; um ser solitário, tímido, magro demais, ou gordo demais; medroso;inseguro, mosca morta...
Eu digo: PARE!!!!!!!!!!!PARE DE SE MALTRATAR!! DE ALIMENTAR O "EU" NEGATIVO!
Você reluta e diz: fácil falar!!! Quero ver passar pelas situações e provações da vida.Não é tão simples assim.
Eu digo: você não é o único que já passou ou passa por coisas desagradáveis, como abandono, rejeição, frustração, carência, humilhação e medo. Então, não se ponha como vítima. Pare de reclamar!!!Pare de dizer: não consigo, não posso, não tenho capacidade, não mereço.E principalmente DEIXE DE SE COMPARAR A OUTRAS PESSOAS.
Os pensamentos viram nossas ações que praticadas repetidas vezes, tornam-se hábitos. Por isso, se ao diagnosticar que possui auto-estima baixa, evite nutrir pensamentos negativos, ao contrário, mesmo que você não acredite em você diga para si mesmo: EU POSSO, EU MEREÇO, EU CONSIGO. Isto porque de tanto reforçar esse pensamento, você internaliza.
É necessário entender quem você é para buscar quem você deseja ser. Nesse momento é equilibrar o que você pensa com as suas ações. Como você deseja emagrecer, se nem ao menos faz atividade física? Anseia passar em um concurso, mas não estuda.

Segundo passo: tratar-se bem.
Isso começa com elogios a si mesma; não permita que o que os outros falam fique guardado em você; faça coisas por si como forma de carinho, por exemplo: passar hidratante no corpo; ir na manicure; cortar ou mudar a cor do cabelo; vestir-se para agradar a si, não aos outros; praticar uma atividade física; alimentar-se de forma saudável.


Terceiro passo: ter coragem.
Coragem para ultrapassar os fantasmas que construímos ao longo dos anos, para isso devemos agir através de pequenas metas, pois serão nelas que você perceberá como está progredindo, exemplo: arrume o  quarto; leia um livro durante uma semana. Quando você ocupar o seu tempo com coisas que você gosta, nem que seja por meia hora, sentirá que o seu dia foi produtivo, tendo, consequentemente, uma sensação de bem-estar.

Quarto passo: não se exigir resultados imediatos.
Seja mais sereno com você, perdoe-se. Faça as pazes com o seu passado e vivencie o presente como dádiva de Deus.
Faça o que deve ser feito hoje, para que a ansiedade diminua, bem como a insegurança, porque à medida que você realiza as atividades que você se propõe no seu dia, mais você ganha confiança.
Leve-se a sério, comprometa-se consigo!!
Além disso, perdoe as pessoas que de alguma maneira te causaram dor e principalmente aquelas que mais amamos, pois somos vulneráveis demais quando o assunto é sentimento e uma palavra ou ato mal interpretado podem nos causar sérios danos. Sobre o perdão acesse o link:  http://dooutroladodoespelho1.blogspot.com.br/p/perdao.html


Quinto passo: busque a paz interior.
O mundo pode até te impor muitas tribulações, mas ainda sim sua paz será inabalada.
Essa busca é auxiliada pelas religiões, meditações, entre outras. Entretanto, afaste-se de pessoas que não te faz bem, ou aquelas que não te edifica.

Sexto passo: seja voluntário em ações sociais.
Quando se realiza visitas as instituições, como hospitais e asilos, percebemos realidades diferentes da nossa vida. Verificamos situações bem mais graves, porém as pessoas ainda se encontram sorrindo. Permita-se tirar lição de vida com as experiências de outras pessoas, analise que você não está sozinho e pode superar as suas limitações.

Sétimo passo: demonstre carinho as pessoas ao redor.
Ao oferecer carinho, você também recebe. Torna-se estranho para quem não é acostumado, mas lembre-se a ação repetidas vezes transforma-se em hábito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário