DESABAFO: OAB X EXAME DE ORDEM

            Só penso que é frustrante a sua profissão estar nas mãos de uma banca que somente se preocupa com os lucros a cada exame e não com o objetivo que este exame de destina: auferir conhecimento. É mais frustrante observar no final do curso, ou já concluído, que saímos com tanto desejo de fazer a mudança acontecer e lutar pelos direitos dos outros e os nossos, mas aqueles que deveriam ser nossos colaboradores e éticos naquilo que se propõe a fazer, são os primeiros a nos oprimir, pois não nos ouvem, seja por reivindicações, seja por recurso do próprio exame ou pela via judicial.

             Ao contrário, procuram nos prejudicar com seus erros, que por vezes, nos perguntamos se realmente é um ser capaz para elaborar uma prova, pois provavelmente tem capacidade mental reduzida, nenhuma noção de dissertação em decorrência de textos e perguntas mal elaboradas, e pior de correção.

             Ficamos indignados porque sabemos que fizemos o nosso melhor, e este era merecedor do reconhecimento de uma aprovação no exame. Somado a isso, nós ficamos emocionalmente abalados em detrimento da luta para se conquistar a aprovação da primeira fase, e mais ainda na busca da segunda fase, que nesse meio tempo, o estudo é mais intenso, os sonos são mais leves e curtos, pois as noites viram mais uma oportunidade de se estudar mais um pouco.


           Assim, é um momento que nos exigimos ao máximo, pois a pressão que sofremos dos outros e principalmente de nós por resultados imediatos, faz nos desgastarmos e nos questionarmos sobre a nossa capacidade de superação e aprendizado dos 5 anos de faculdade.

         Entretanto, em meio a tanta angustia, não esqueçamos da nossa trajetória e dos nossos limites já superados, são eles que nos mostram quem somos, quando a única coisa que nos nossos olhos existem são as lágrimas, sem nenhum brilho de algo bom no horizonte. Desse modo, somos guerreiros, vitoriosos, esforçados, capacitados e estudiosos. Sabemos que não será a ultima batalha a ser enfrentada em nossas vidas.

        Assim, mesmo que seja ou não nesse exame a aprovação, já sabemos o sabor dessa vitória, pois foi em meio a renúncias, lágrimas, emoções no seu nível mais alto. Assim, o êxito é só questão de tempo e ao final disso tudo, vale um grito como resposta a tanta frustração. Abraço a todos


Nayse Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário