PERDÃO: A CHAVE DAS RELAÇÕES HUMANAS

          http://fotosquefalam.blogspot.com.br/2012/01/perdao.html

      Certa vez, ouvi dizer que onde houvesse perdão não existia separação. Só então entendi que o perdão é a essência do amor, não importando quais suas derivações, isto é, se é o amor entre um casal, ou entre pais e filhos, ou de amigos.

    O perdão nos dá a oportunidade de nos amar. Isto porque muitas pessoas se agarram ao seu passado triste, afirmando, no presente, que este será exatamente um retrato do que já ocorreu, se apegando de tal modo, que resulta acontecendo.

      É necessário gritar: “você não é o seu passado”. A vida a cada nascer do sol te abre um leque de possibilidades. Então admitir para si que errou e que não quer cometê-lo novamente é sinônimo de libertação e inicio de um processo de autoconhecimento.

      O perdão nos oferece a chance de compreender o outro e poder amá-lo, respeitando a sua maneira de ser, sem idealismos de contos de fadas. Por isso, é necessário sermos conscientes  de que somos passíveis de erros, pois é natural da nossa condição humana.

   Desse modo, temos que aprender a filtrar as nossas emoções, racionalizando-as;  e entender que faz parte desse processo o sofrimento, mas que não é preciso se prender a ele toda vez que se lembrar da situação desagradável.

   A racionalização das emoções se paira em dar a cada pensamento que vier a mente uma resposta rápida sobre aquele assunto, fazendo com que não o alimente por muito tempo, às vezes um simples: “renuncio a esse pensamento”, é a melhor maneira de acabá-lo.

  Os seus pensamentos não são os seus atos, nem tampouco o que realmente aconteceu. Cuidado! Por isso, às vezes, o melhor é sair de cena, e observar com um pouco de racionalidade as relações que são feitas de emoções no seu mais alto nível.

    É importante assimilar que o perdão é um bem que se faz ao coração de quem errou e principalmente de que sofreu com a situação, pois o que os une é muito mais valioso do que o que ocorreu.

    Assim, sem erros não há evolução,seja  em um relacionamento entre um casal, seja em outra maneira de se relacionar, seja em qualquer âmbito da sua vida. O ser humano, por si só, é um ser complexo, imagine dois buscando de alguma maneira fazer parte de um mundo muito diferente que é a vida do outro?!

   Desse modo, a consequência desse perdão é o estímulo da paciência consigo e com o próximo, por compreender que é somente através do perdão que nos possibilitamos sermos felizes. E esse estado de felicidade não é uma utopia, mas uma escolha.
                                                              (Nayse Vieira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário